Entrevistas

Ana Lúcia Borges Melo

Ana Lúcia é empresária, técnica e atleta da Dolphins Cia Aquática. Presente em todas as competições da AGMN, é conhecida por estar sempre com um simpático sorriso no rosto e ser um exemplo de dedicação, força e técnica. Ana Lúcia, fale um pouco sobre sua trajetória como atleta e descreva os principais resultados obtidos.

Comecei a nadar aos 5 anos de idade devido a problemas respiratórios. Participei da minha primeira competição aos 10 anos de idade e nunca mais parei. Antes de ingressar no master, meus melhores resultados foram: campeã goiana várias vezes; campeã do centro-oeste e 6° lugar no Troféu José Finkel nos 50m livre. Ao ingressar no master, pude levar mais a sério, até mesmo porque já estava mais madura (risos). E comecei a me empolgar e treinar forte. Comecei no master em 1997. Fui campeã brasileira pela 1ª vez em 1998 nos 50m peito no Torneio Brasil Master em Ribeirão Preto. Desde então nunca deixei de ir a nenhum torneio realizado lá. Esse ano foi o sétimo! Já participei de cinco sul-americanos, sendo que fui campeã nos dois últimos que participei. Meus melhores resultados foram: recordista brasileira nos 50m peito na categoria 30+; recordista brasileira e sul-americana nos 50m e 100m peito na categoria 35+. Já ganhei três TOP 10 do mundo em dois revezamentos (4x50m livre misto 100+ que ficou em 4° lugar, 4x50 livre feminino 100+ que ficou em 7° lugar, além do 4x50m medley feminino 100+ que ficou em 3° lugar). Também fui TOP 10 do Brasil nas provas de 50m e 100m peito, e 100m medley.

Na família, são três irmãs. Todas foram atletas? Os pais sempre foram incentivadores? E a transição para a carreira de técnica e empresária, foi complicado?

Somos três irmãs que começaram a nadar cedo, e a competir. A Andréa (a mais velha) parou aos 15 anos, mas eu e Carla continuamos. Carla se destacou a nível nacional e até internacional. Hoje nós três participamos do master, mas a Andréa e a Carla só para incentivar os alunos da academia. Não foi difícil ser atleta e professora, mas é muito difícil ser atleta e empresária! Mas a paixão pela natação é muito maior que tudo! Vale a pena o sacrifício.

Você chegou a abandonar as piscinas ou ao afastar-se da natação competitiva, ou já em seguida descobriu a natação master? Como foram os primeiros torneios master e a que você atribui a procura por essa modalidade?

Parei de nadar aos 17 anos para prestar vestibular e durou apenas 1 ano!

Você que acompanhou a natação master goiana, desde os primeiros eventos, acredita que a modalidade já é uma realidade entre nós e que pode crescer ainda mais? A Dolphins Cia Aquática demonstrou um enorme crescimento nos últimos torneios. A que você atribui esse aumento do número de atletas e quais os planos para 2007?

Acompanho o master em Goiânia desde que começou. é uma realidade, uma paixão e vida para muita gente! Pode crescer muito ainda. Espero mais incentivo para viagens em 2007.

A Dolphins começou com muitos atletas nos torneios, ficando sempre entre os 3 primeiros, mas houve um desgaste da minha parte devido a vários problemas que aconteceram e por isso perdi a vontade de motivar os alunos que nunca participaram. Pensei até em parar, mas a paixão e a academia falaram mais alto. Este ano voltei a motivar meus alunos, porque é muito gratificante o resultado no final!

Na sua opinião, o que um técnico deve fazer para seduzir o nadador que ainda tem receio de participar de uma competição? E o que fazer para mantê-lo motivado?

O mais importante é a intimidade na academia (o carinho e a amizade). E depois falar das competições, dos exemplos, do lazer. Para mantê-lo é continuar com a intimidade, ensinando e mostrando o seu progresso, visando os objetivos (as competições).

Teremos no fim do ano eleições na AGMN. Que recado você gostaria de deixar para aqueles que estarão à frente da natação master nos próximos anos?

Que não mudem muita coisa em relação à organização, humildade, menos rivalidade e mais amizade, além de incentivo aos atletas que participam de competições nacionais. Peço que não deixem a natação master morrer, pois muita gente vai morrer junto! Inclusive eu! (risos)

Um exemplo de atleta.

Minha irmã Carla.

Sua prova predileta.

50m peito.

Melhor piscina que já competiu.

Tênis Clube de Campinas.

Dica de viagem.

Fernando de Noronha.

O que mais gosta de fazer nas horas vagas.

Ir ao cinema.

Goiânia é uma boa cidade porque...

é calma.

Goiânia ainda precisa de...

Cultura.

Melhor nadador goiano de todos os tempos

Minha irmã Carla.

Deixe o seu comentário