Entrevistas

Sebastião de Sousa Cruz

Sebastião é cirurgião dentista graduado pela UFGO, atleta e diretor de natação do Jóquei Clube de Goiás e membro do conselho deliberativo da AGMN.

Você teve alguma influência de parentes para iniciar na natação?

Minha formação atlética deve-se muito a meu irmão Geraldo, sendo ele mais velho, sempre me levava para as partidas de futebol,academias de musculação e de natação. Então cresci com este espírito. Comecei no futebol e, quando mudei para Belo Horizonte troquei as chuteiras pelas piscinas. Em BH comecei a nadar na ACM, depois fiz um aperfeiçoamento na academia de Marcus Mattioli e em 1985 já estava em Goiânia iniciando este carinho e paixão pelo Jóquei Clube.

Como foi este início de natação no Jóquei ?

Bom , quando chequei a Goiânia em 1985, o meu condicionamento físico estava um pouco aquém da equipe principal , mas o professor Gilberto, o Giba, passava um treino a parte para mim. Nadei por um bom tempo no Jóquei, mas nunca participei de competições.Logo depois veio a faculdade, diminuindo o meu tempo para o esporte e por fim, após a formatura, parei totalmente de praticar esportes e dediquei o temp inteiro ao consultório. Gostaria de lembrar que nos primeiros anos de faculdade eu corria também de bicicleta e nas olimpíadas da UFGO, sempre trazia uma medalha para a odontologia.

Quando você começou na natação Máster ?

Em 1999 , sentia fortes dores na região lombar, devido à profissão, e fui aconselhado a voltar a nadar. Então procurei meu amigo Beto no Centro Português , voltei a nadar nesta época e nunca mais parei.

A sua primeira competição de natação foi em 1999?

Sim, em 1999, no Centro Português, o Beto já me recrutara para a sua equipe máster. Depois já na academia Mergulho, sempre acompanhando o Beto, participei de várias competições do circuito máster e até de campeonato brasileiro.

Agora fale da diretoria da natação do Jóquei e como teve início a equipe máster de natação do Jóquei ?

Pelo fato de morar e trabalhar perto do jóquei , aliado a minha enorme paixão por este clube, voltei a nadar lá em 2001-2002. Nadava sozinho e as vezes com alguns amigos. Pegava alguns treinos em livros, sites e até mesmo com Beto. No final de 2002 o Jóquei já não tinha equipe nenhuma de natação, e isto me constrangia muito. Foi aí que nasceu o sonho de montar uma equipe máster e levar uma etapa para lá do circuito máster. Ah...... e não deu outra . Em 2006 ofereci para ser diretor de natação e fui aceito. Com uma determinação inabalável e um otimismo a toda prova fui ajeitando as coisas à medida do possível. Conseguia marcar reuniões com os amigos nadadores todos os sábados à tarde e depois caíamos na água. Em maio de 2006 foi formada a primeira equipe pré-master e máster de natação do Jóquei Clube de Goiás para participar da copa dos clubes no Clube Ferreira Pacheco. Nesta competição não nadei , apenas coordenei a equipe, pois estava com uma virose e lembro , com muito carinho, dos atletas que competiram ( Raquel , Jeane, Petrônio, Eric, Giba e Sr. João Pereira). E desta data para frente a equipe foi aumentando o número de atletas e suas braçadas estenderam-se a outras competições, colocando, novamente, a natação do Jóquei Clube no lugar mais alto do pódio. Hoje a equipe tem mais de 20 atletas e já foram realizadas duas etapas do circuito goiano no Jóquei ( set./2006 e ago./ 2007).

Em julho deste ano recebemos um grande reforço, que foi a chegada do treinador José Ademar (GATO) que tem um curriculum invejável e muita bagagem e que está treinando a nossa equipe.

O Jóquei tem um complexo aquático maravilhoso que comporta centenas de atletas, e o que há de melhor, está localizando bem no centro de Goiânia. Temos hoje projetos de reestruturação da natação do jóquei que abrangem todas as idades.

Gostaria de agradecer a alguém(s)?

Sim, gostaria de agradecer a todos, sobretudo aos nadadores, que me apóiam e permite que eu continue realizando este trabalho, que me deixa cada vez mais encantado com este esporte maravilhoso que é a natação.Abraço a todos da Natação.

Deixe o seu comentário